domingo, 28 de março de 2010

Só Crescendo


Consideramos a qualidade do corredor de acordo com seu ritmo e a distância que este está apto a correr. Alguns têm bom ritmo, mas correm provas mais curtas, outros têm ritmo moderado, mas completam maratonas facilmente. Os bons mesmo são os que conciliam as duas coisas, bom ritmo e longa distância.

Este é o patamar do espantoso mercado de corridas no Brasil. Desde 2005 o numero de competidores dobrou no país, hoje a corrida de rua já é o segundo esporte no Rio de Janeiro e São Paulo, só perdendo para o tradicionalíssimo Futebol.

São 4 milhões de corredores, nos EUA 40 milhões, que contribuem para o consumo de 2 bilhões de pares de tênis no mundo, segundo o fabricante Asics. No Brasil temos 4 revistas mensais que somente abordam a Corrida, além de outras genéricas que também reportam a corrida dentro de sua variada pauta.

Em 2010 teremos 800 Corridas de Rua no Brasil, nas suas mais variadas distâncias. Somente a Iguana, a líder entre as empresas organizadoras de eventos, terá a participação de 350.000 corredores em suas provas, numero que era de 10.000 em 2005; surpreendente.

Este mercado de eventos de corrida cresce 40 % ao ano no país, ajudando a movimentar R$ 3,5 Bilhões em toda a cadeia do esporte. O custo de cada prova de grande porte é de R$600.000,00, somente o valor destinado a patrocínio dos eventos cresceu 534% em 5 anos.

Belo Horizonte é a cidade brasileira onde o numero de corredores inscritos em competições mais cresce, em dois anos triplicou o numero de atletas. Apesar do crescente valor das premiações, estas não são o principal atrativo para a grande maioria dos atletas. Um belo trajeto, bom abastecimento, aliado a atrativos únicos têm maior poder de atração. Já existem provas noturnas, em equipes, provas ao vivo na televisão, de ultra distâncias, provas infantis, shows no encerramento, ou seja, toda a gama de opções para o público alvo.

Pelo menos permanece entre os amadores o espírito do soldado Pheidíppides, que inventou o esporte dando sua vida ao correr a distância da maratona para anunciar a vitória dos Gregos sobre os Persas em 490 A.C. Quase todos participantes de provas apenas corre atrás da honra e orgulho pessoal, batendo suas metas e desafios. Talvez seja por isto se movimenta tanto dinheiro, esta satisfação não tem preço. Para cumprir todo o programa até esta explosão de alegria vem um novo tênis, uma roupa nova, academia, o treinador, alimentação adequada, uma viagem, etc.…$$ etc.… $$ etc.… $$

Nenhum comentário: