quarta-feira, 24 de março de 2010

VIDA VIVA PERSONAL FITNESS

FITNESS HEALTH
Serviço de fitness em geral

Está brotando uma nova idéia! Uma inovação. Uma filosofia de vida.A “VIDA VIVA”, isto é: ativa, que interage, aguçando os sentidos, habilidades, instintos do corpo e da mente. Promovendo laser e saúde. Na reabilitação, na prevenção, na estética, na performance, tendo como meta alcançar uma excelente qualidade de vida através de uma atividade física que tanto pode ajudar a educar e desenvolver valores! Renato Valle - (Cordenador Em Memoria)

Treinador: Prof.Sérgio Valle.
CREF: T/MG (04212).

TREINAMENTO ESPORTIVO:

PRINCIPIOS DO TREINAMENTO:



São fatores que provocam influencias nos resultados do treinamento e por isso devem ser respeitados e utilizados na elaboração do melhor programa de treino.


1)PRINICIPIO DA SOBRECARGA: São elementos que vão influenciar na medida do trabalho realizado:
_ Volume: é o tempo de duração do treino.
_ Intensidade: Grau de esforço.
_ Densidade: Intervalo de descanso entre as seções de treino.

(* A Intensidade e o Volume de treinamento são inversamente proporcionais)


2)PRINCIPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLOGICA: Cada individuo responde de maneira especifica aos tipos de sobrecarga. Características, como, herança genética, freqüência cardíaca, percepção do esforço motivação psicológica, influencia social. Influenciam no treinamento e devem ser respeitados



3)PRICIPIO DA REVERSIBILIDADE: O tempo de reversibilidade de uma pessoa destreinada para se tornar treinada é proporcional ao tempo de treinamento e destreinamento que ela executou, ou seja, quanto mais tempo permanecer inativo, mais tempo levará para retornar ao seu ultimo nível ativo. Como também quanto mais tempo permanecer ativa, mais facilidade de manter o nível e recuperar do destreinamento. Isto leva a conclusão da necessidade de avaliar a sobrecarga ideal para evitar lesões e desestimulação por fadiga.



4)PRINCIPIO DA ESPECIFICAÇÃO: Para a melhor obtenção de resultados é importante que o treinamento possua as mesmas características da modalidade a ser praticada, como volume e intensidade, adaptação neuromuscular, cardiorrespiratória e psicológica.


Baseado nos princípios do treinamento se elabora uma zona de treinamento com características e benefícios específicos de acordo com o comportamento cardíaco e a percepção do esforço.






PLANEJAMENTO:

1MACROCICLO: Corresponde a um planejamento a nível semestral onde se monta um calendário de treinos baseado em período de base (início), período competitivo (ápice) e período de transição (manutenção, recuperação e descanso).
Para a montagem do macrociclo é necessário saber o atual nível de condicionamento do desportista, a data das provas que ele deseja participar e conseqüentemente o período de férias da atividade.


1MESOCICLO: Corresponde a um planejamento a nível mensal, onde se define a distribuição dos treinos semanais de acordo com a fase do macrociclo do desportista.


1MICROCICLO: Corresponde a um planejamento a nível semanal, onde se define a seção de treinamento do dia. Exemplo: treinamento de base, choque, manutenção, ordinário, recuperatorio e etc.

MACROCICLO
1° SEMESTRE
2° SEMESTRE
MESOCICLO
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
MICROCICLO

(* Este texto tem como objetivo passar informação ao desportista para que ele possa compreender como obter melhores resultados, facilitando assim a cooperação e o entendimento com o treinador naquilo que lhe foi proposto e será executado no planejamento).